terça-feira, 10 de agosto de 2010

O uso das TIC´S

Atualmente o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotiodiano trazidas até a sala de aula.
Os meios de comunicação são verdadeiras "extensões do homem" , devemos usá-los desde a infância num sentido construtivo.
No mundo inteiro o rádio e a TV e mais recentemente os computadores passaram a formar parte da bagagem instrumental da chamada "Tecnologia Educativa". O desafio da escola hoje é preparar as crianças para enfrentarem o mundo do trabalho. Mesmo antes de chegarem a escola, as crianças recebem informações em suas casas. O educador não pode se neutralizar diante da forte influência lançada pela mídia, é necessário cuidado. Afinal informação não é sinônimo de conhecimento.
É importante que educador e educando aprendam a selecionar as informações apropriadas, verificando e identificando suas proveniências, quem as criou, divulgou-as e qual a intenção das mesmas.
Entretanto, torna-se necessário para que possamos perceber nos mais diversos meios das tecnologias a importância de avançarmos enquando educadores e educandos. Dessa forma o uso das tecnologias vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e de tranformar diante desse novo mundo globalizado.

2 comentários:

  1. Concordo com vc! Vivemos em uma era tecnologica, onde todos os tipos de iformações são jogadas na Web. Mas, devemos ter cuidado com a palavra Educativo; O nosso senso crítico deve estar sempre LIGADO! Pois como vc mesma disse: "Informação não é sinônimo de conhecimento".

    ResponderExcluir
  2. Até porque as informações são entendidas por cada indíviduo de acordo com sua capacidade cognitiva, vivência e valores culturais, preconceitos, ideologias, que devem ser trazidas pelo professor em sala de aula e debatida, até chegarmos a um entendimento e se transformem em conhecimentos significativos. Legal o seu blog, só naõ encontrei as tarefas do módulo I, para eu poder comentar.
    Leila Cristina

    ResponderExcluir