domingo, 20 de fevereiro de 2011

Velhice, palavra quase proibida; Terceira Idade, expressão quase hegemônica.

Hoje a população brasileira é composta por cerca de 10% de pessoas acima de 60 anos.
A "Terceira Idade" seria uma forma de descrever a velhice desejada do século XX. Tal termo está relacionado ao aumento da expectativa de vida, jovialidade, esperança, saúde, alegria, vida sexual afetiva.
O envelhecimento é caracterizado por um processo progressivo, que todo ser humano vai passar. Cada pessoa segue um ritmo diferente de alguns fatores como o estilo de vida que tem e com a herança genética que possui. As pessoas com mais de 60 anos, em geral não gostam de ser chamadas de "velhas" e nem ao menos "idosa", é para esta população, algo extermamente negativo e pejorativo. Vários são os preconceitos, mitos e idéias errôneas sobre o envelhecer que somados às mudanças, perdas e incertezas que acompanham esta etapa da vida, transformam-se em vrdadeiros "fantasmas do envelhecer". Isso dificulta a relação das pessoas com essa nova imagem, levando-as a rejeitar o envelhecimento como um processo dinâmico, gradual, natural e inevitável.
A autora Annamaria Palácios, indica a emergência de uma nova visão dessa faixa etária, sugerida pelo termo "terceira Idade", O termo remete a uma compreensão de sequência, devido a utilização do numeral ordinal "terceira", que enfatiza a existência de duas supostas fases anteriores: a "primeira" e a "segunda" idades. Essa idéia de continuidade justifica a ampla utilização do termo "terceira idade" na esfera midiática, em detrimento de vocábulos como velhice, envelhecimento e senilidade.
Além da expressão "terceira idade" outro termo utilizado é a "melhor Idade", esse termo funciona como alicerce de uma lógica de consumo, que atualmente, norteia o discurso dos meios de comunicação com o objetivo de vender a esse público serviços e produtos. Justificase a larga utilização do termo em reportagens e publicidades, principalemte de cosméticos.
A tecnologia de ponta, os novos processos socias, deixam essa população afastada da conjuntura atual, em que a tecnologia comanda o mundo do real-virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário